quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dicas sustentáveis

Morar sozinho nos dá liberdades interessantes. Duas delas são definir o que comprar para casa, como dar um fim no lixo que produzimos e ser responsável com o meio ambiente. Em casa a dona-do-lar, nossa mãe, é quem manda. E nem sempre ações sustentáveis podem ser feitas, tem mãe que não permite uma dica se quer na forma de como comanda a casa.

Morando sozinho você não tem mais desculpa nenhuma. Que tal iniciar algo para ajudar a preservar o nosso planeta? As dicas que repasso aqui são do blog Reação Ambiental.


Que tal deixar o carro na garagem e andar um pouquinho? Sim, você pode fazer essa troca. O uso da bicicleta também é outra alternativa para distâncias curtas.





Alguns condomínios tem o programa de reciclagem. Se o seu tem essa política ambiental aproveite. Existem cidades que priorizam a reciclagem. A sua não tem esse cuidado? Que tal começar por sua rua? Por seu bairro? Ou por seu condomínio? Recicle o lixo e de forma alguma o queime, pois os gases formados desse processo são prejudiciais ao planeta. Use papel reciclado. Caso esse item não esteja disponível utilize o papel o máximo possível aproveitando frente e verso.



Economize gás de cozinha. A dica é deixar os alimentos de molho antes de iniciar o cozimento. Também utilizar mais a panela de pressão e baixar a intensidade do fogo quando o alimento começar a ferver.



Tente deixar o carro um pouco na garagem. O transporte público de sua cidade é bom? Aproveita então. Ah, não consegue viver sem carro? Junte um grupo para ir ao trabalho, para a faculdade, para o clube... não fique andando sozinho por ai. O ar do planeta agradece e a mobilidade da cidade também.


Na hora de abastecer seu carro prefira, se possível, veículos movidos a álcool, hibridos, flex ou biodiesel. Carros movidos a gasolina poluem mais, e a gasolina adulterada, além de estragar seu carro, também é mais poluente.





Deixe de comprar produtos com embalagens de aerosol, que na sua maioria, contém gases responsáveis pelo buraco na camada de ozônio.






Dicas repassadas, que tal fazer algo pelo bem do meio ambiente do seu planeta? Por mais que nem todos tenham essa iniciativa faça sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário